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Regras para Tênis de Mesa

REGRAS SIMPLIFICADAS DE TÊNIS DE MESA

DIFERENÇA ENTRE TÊNIS DE MESA E PING-PONG

Tênis de Mesa e Ping-Pong têm regras semelhantes, sendo que o primeiro constitui-se em algo organizado e mais competitivo, enquanto que o segundo é o esporte mais descontraído. É a brincadeira, é o lazer.

A MESA

Tem 2,74m de comprimento, por 1,52m de largura e 76cm de altura. Pode ser feita de qualquer material na cor escura e fosca, produzindo um pique uniforme de bola oficial (aprovada pela ITTF); tendo uma linha branca de 20mm de largura em toda a sua volta. Para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3mm de largura, no sentido do comprimento.

A REDE

A rede tem 1,83m de comprimento e 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura. Deve possuir a sua parte superior branca e as malhas maiores do que 7,5mm2, e menores do que 12,5mm2.

A BOLA

Deve ser feita de celulóide (ou plástico similar), nas cores branca ou amarela fosca, pesar 2,5g e ter diâmetro de 38mm.

A RAQUETE

1. A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e constituída de madeira natural em 85%.

2. O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha, com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2mm, ou por uma borracha “sanduíche” com os pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima de 4mm.

3. O lado não usado para bater na bola dever ser manchado de cor diferente da borracha.

4. A raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada.

5. Não é permitido jogar com o lado de madeira.

A PARTIDA

1. Constitui-se de sets de 21 pontos. Pode ser jogada em um único set e em melhor de três ou cinco sets. No caso de empatado em 20 pontos o vencedor será aquele que fizer 02 pontos consecutivos primeiro.

2. O jogador que atua o 1o. set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.

3. Na partida quando houver “negra”(1 a 1) ou (2 a 2), os jogadores devem mudar de lado logo que um jogador consiga 10 (dez) ponto.

O SAQUE

1. A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo recebedor.

2. O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta.

3. Cada jogador tem direito a 05(cinco) saques seguidos, mudando sempre quando a soma dos pontos seja cinco ou seus múltiplos . Ex.: 3 a 2 = 5 ou 6 a 9 = 15, 13 a 7 = 20.

4. Com o placar 20-20, seqüência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final do jogo.

5. O direito de sacar primeiro ou escolher o lado dever ser decidido por sorteio (cara ou coroa / par ou ímpar), sendo que o jogador que começou a sacar no 1o. set começara recebendo no 2o. set e assim sucessivamente.

UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO)

A partida deve ser interrompida quando:

1. O saque “queimar” a rede

2. O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).

3. Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.

4. Forem as condições de jogo perturbadas (barulho, etc.).

UM PONTO

A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto) um jogador perde um ponto quando.

1. Errar o saque.

2. Errar a resposta.

3. Tocar na bola duas vezes consecutivas.

4. A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas

5. Bater com o lado de madeira da raquete.

6. Movimentar a mesa de jogo.

7. Tocar a rede ou os seus suportes.

8. Bater o pé ao sacar (ele ou seu parceiro)

9. Sua mão livre tocar a superfície da mesa durante a seqüência.

CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU LADO

1. Se um jogador der um ou mais saques além dos cinco de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de cinco. Ex.: 14 a 11, o saque mudou em 16 a 11; o jogador que saca terá apenas três saques.

2. Se no último set possível, os jogadores não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, devem trocar, imediatamente, assim que se aperceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a seqüência foi interrompida.

Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro devem ser confirmados.

JOGOS DE DUPLA

Valem as mesmas regras, sendo que:

1. O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor.

2. Cada jogador só pode tocar uma só vez na bola.

3. A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a seqüência será natural:

v Jogador A saca para o X

v Jogador X saca para o B

v Jogador B saca para o Y

v Jogador Y saca para o A

E assim, sucessivamente, cada jogador vai dando 5 saques. No empate 20-20, cada um só da 1 saque por vez.

4. Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo do recebedor - além da linha central - o sacador deverá perder o ponto.

Formas de

Pagamento